Pesquisar este blog

sexta-feira, abril 02, 2010

Resenha: PES 2010

Pro Evolution Soccer 2010 foi lançado em 22 de outubro de 2009 para todas as plataformas no mercado. Até mesmo PS2.
Muita expectativa tomou conta dos fãs da franquia, já que em anúncios anteriores, os produtores disseram que muitas melhorias seriam feitas para essa nova edição, como por exemplo, a inteligência artificial dos jogadores.

Mas, o jogo é tão bom quanto os produtores prometeram?
Nessa resenha, pegarei como base a edição que saiu para o PS2.
Se alguém aqui já jogou alguma outra versão de algum outro console, coloque nos comentários as diferenças que você achou.
Vamos começar.

A jogabilidade de PES 2010 é praticamente igual aos outros jogos da franquia. Cada botão faz uma ação, tanto no ataque quanto na defesa.
Os gráficos do jogo deram uma evoluida legal. Agora nas comemorações, por exemplo, você pode ver a alegria e satisfação no rosto dos jogadores. De certa forma, você pode até ver os músculos no rosto do jogador.


A modelagem de jogadores conhecidos é muito boa. Como pode se ver acima, no PS3, o Beckham está com o visual perfeito. Já no PS2, ele está com mais marcas de expressão. Outro conhecido nosso que ficou parecidíssimo, foi o Ronaldinho. Pena (ou sorte) não ter nenhuma imagem dele.

No estádio, dá pra ver os torcedores se mexendo no meio do jogo, e se percebe claramente a diferença nos movimentos quando eles estão simplesmente assistindo o jogo para quando eles estão comemorando algum gol. Quando eles comemoram, os movimentos ficam mais "frenéticos". Pena que a torcida tenha um som muito entediante e pouco animador. Quando você erra um chute, ao invés de aplausos pela tentativa, você será vaiado.

A narração em inglês fica por conta de Jon Champion e os comentários ficam a cargo de Mark Lawrence. É uma narração normal, e a introdução da partida é bem legal. Algumas vezes o narrador para de narrar a partida, propriamente dita, e começa a analisar o que o time está fazendo. Isso, às vezes irrita, já que é bem frequente, o que deixa a narração meio pobre.
Outro ponto ruim da narração é a falta de empolgação nos gols. Às vezes, o chute é narrado de um jeito mais animado do que o gol propriamente dito. Quando o gol é feito, ele fica mais elogiando o jogador e o time.

Apesar de ter alguns pontos fracos apresentados nos quesitos ai em cima, eles são os pontos que eu achei mais forte no jogo. NA MINHA OPINIÃO.
Agora, vamos ao resto.

A tão prometida Inteligência Artificial aprimorada continua, praticamente, a mesma (falando de PS2). Se alguma coisa mudou pra melhor, é que agora a defesa faz uma linha de impedimento mais eficiente.
No modo "Become A Legend" (único modo que eu jogo), em que você cria um jogador e cuida de sua carreira futebolística do início ao fim, os zagueiros são burros.
Na verdade, os jogadores todos são burros no quesito "marcação de jogadores". Ao invés dos jogadores colocarem pressão no adversário para tomar a bola, preferem marcar o espaço vazio mais próximo.
Você também perceberá que os zagueiros são excelentes cabeceadores apenas na defesa. Já no ataque, é muito raro um zagueiro fazer um gol de cabeça.

Terá um juiz correndo junto com os jogadores no campo. Mas você se perguntará "PORQUÊ?" quando notar que é raríssimo o adversário fazer uma falta em você. Outro ponto fraco nesse quesito é a falta de replays quando você faz ou sofre alguma falta. Essa falta de replays sempre te deixa com a pergunta "Será que foi mesmo?" na cabeça. O pior é que isso acontece em várias versões de consoles diferentes.

O design dos estádios são legais.
O que peca mesmo é a claridade da grama. É tão "verdinho-clarinho", que EU tive que mudar a cor da bola de branco para algum mais escuro, para que eu pudesse vê-la enquanto ela viaja em algum chute ou passe.

Às vezes, o goleiro fará muitas burradas, principalmente no modo "Become A Legend".
O que é engraçado, é que esse modo devia ter uma IA mais aprimorada para os jogadores, já que você só CONTROLA UM JOGADOR NO CAMPO.
Nesse modo, é meio difícil o atacante acompanhar as suas jogadas no mesmo pique que o seu ou a defesa adversária seguir você firmemente.

Não é necessário dizer que a licença dos times para o jogo é parcial.
O campeonato inglês só tem o Manchester United e o Liverpool licenciados. O resto tem nomes fictícios, mas que dão para ser identificados pelo brasão.
Se não me engano, o único campeonato completamente licenciado é o Italiano. Ou ele é o melhor licenciado.
Mas isso é o de menos para o jogo.
Mas chega de pontos negativos. Vou tentar falar de mais alguns positivos.


Nessa versão, as habilidades individuais de cada jogador conta bastante.
Você perceberá que quando você joga com, por exemplo, o Ronaldinho, fazer dribles é muito fácil, assim como chutar de longe também é.
Com o Beckham, cobrar faltas é que fica fácil. E com ele é melhor chutar de uma distância média-curta, senão o chute dele acaba saindo muito fraco ou muito alto. Meio difícil fazer gols de muito longe com ele, mas depois de algum tempo você acaba pegando o jeito.
Com o Wright-Phillips, você consegue dar arrancadas fáceis para o gol, e ele é um ótimo finalizador à média-curta distâncias. Sem contar que, quando ele está livre para um cabeceio, ele quase sempre acerta o gol.
Essas habilidades individuais também podem ser bem percebidas na versão do PS2, o que é bom.

Enfim, existem vários pontos bons e ruins no jogo e aqui apresentei apenas os mais óbvios e que dão mais raiva. Mas no balanço final, o jogo fica com um balanço positivo.
É bem melhor que o seu concorrente, o FIFA2010, que parece ter gastado todo o dinheiro que foi investido nas cutscenes de comemorações.

PES2010 pode trazer várias horas divertidas na frente de seu videogame ou PC. Mas também terão momentos que você amaldiçoará os produtores do jogo e xingará o juiz de nomes bonitos.

NOTA FINAL=7.5/10

E você? Aperta START?

P.S: NESSA RESENHA, EU EXPRESSEI A MINHA OPINIÃO QUANTO AO JOGO NA VERSÃO DE PS2! SE VOCÊ DISCORDA DE ALGUMA COISA DO TEXTO, OU ATÉ MESMO DELE TODO, DEIXE UM COMENTÁRIO FALANDO SOBRE ISSO. MAS FAÇA O FAVOR DE NÃO XINGAR, OU VOCÊ PERDE A RAZÃO...

5 comentários:

Denderotto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

É, Denderotto.
Eu tenho o PES2010 pra PS2 e ele é até mehlorzinho que outras edições anteriores. Mas não chega a ser demais.
O jogo é melhor se for jogado no PC ou PS3. No PC já joguei umas três partidas, e é MUITO MELHOR do que no PS2, o que já era de se esperar. Ainda ficou abaixo de minhas expectativas com relação a IA, mas está melhorando a cada edição.

Mas a Resenha eu fiz mesmo só pra mostrar os pontos que, na MINHA OPINIÃO, são melhores no PES2010 (PS2) do que em outros jogos de Futebol do mesmo console. MESMO SE FOREM APENAS UM POUCO MELHORES.

Emilene Lopes disse...

Bom, sou a "Moça", meu nome é Mila e adoro um lápis de olho...suhaushuahs
Mas junto com um sorriso é lindO!
Nada haver com seu poste né?!
Mas pra te responder eu vim aqui...
Bjs

jonatasbermudes disse...

Não gosto de futebol. Nem em videogame nem em lugar nenhum.... ;p

Acho que marquei só um gol num jogo de futebol de PS2 em toda a minha vida... jogando contra a minha irmãzinha!

jonatasbermudes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.