Pesquisar este blog

terça-feira, outubro 06, 2009

Sem Surpresas

Passar o dia em uma rotina chata. Você não tem espaço para fazer mais nada. Não importa o que tenta fazer, você nunca tem uma surpresa. Você tem carros, uma linda casa, uma linda esposa, lindos filhos, um lindo jardim... mas está preso a uma rotina que toma tudo o que você tem. Você está até acostumado com ela, e não faz nada para sair disso. Até mesmo as palavras que você diz no decorrer do dia são ensaiadas. Nenhuma é expontânea. Nenhuma diz o que você realmente quer dizer.
Você acorda já sabendo como o dia irá terminar. Quantas vezes o telefone irá tocar. Quantos sorrisos idiotas você vai ver. Até mesmo quantas palavras você vai escrever. Você conta os dias para que isso termine, desejando do fundo da alma que termine logo. Mas você nunca tem descanso. Sempre tem algo mais a se fazer. Algo mais a não te surpreender. E você continua assim em piloto automático e descobre que aquilo não é vida. Que aquilo não é nem sobrevivencia. Você nem mesmo sabe porque você faz o que faz.
Você já está velho e todas as suas expectativas se perderam em algum lugar no seu passado. Mas você não se lembra disso, porque isso não faz parte do seu dia. Falar, discutir, mandar, escrever gritar. Você faz tudo isso todos os dias. Mas não pode se lembrar do seu passado. Não está ensaiado. Você não tem um sentimento programado para o momento que você lembrar.
Você nem lembra mais o que é surpresa. Nem se lembra da última vez que se sentiu surpreso com alguma coisa que não estava planejada. Você acha que é um ser perfeito. Que tem todas as respostas de qualquer coisa que te perguntarem. Mas algum dia, quando você menos esperar, algo de novo vai acontecer com você. E você não terá a resposta que você julga certa para isso. E você irá enlouquecer.
Nada mais vai estar no lugar que você estava acostumado a ver. Os sorrisos vão estar em outros lábios. As palavras vão estar em outro papel. As discussões vão tomar o sentidoque você não quer. Os gritos vão ser direcionados para outra pessoa. Você estará perdido. Terá que aprender a fazer as coisas de um modo diferente agora. Terá que estar aberto à surpresas. À coisas inesperadas. Coisas que você não sabe lidar ainda.
Mas com essas surpresas você saberá que estará livre. Nada mais vai precisar ser planejado. Nada mais será do jeito que você estava acostumado antes. Você vai ter o controle dos seus sorrisos, das suas palavras, da sua vida. Você vai perceber que você vivia de um jeito que não era considerado vida, nem mesmo por você. Você irá se apaixonar pela sua mulher, pelos seus filhos, pela sua casa, pelo seu jardim. E verá que perdeu momentos preciosos preso na sua vida antiga. Trabalho, dia ensaiado, sentimentos planejados.
Quando você se der conta de que tudo está diferente, finalmente se sentirá livre.