Pesquisar este blog

quarta-feira, setembro 15, 2010

Processo de Criação

Olá, galera!
Boa tarde!
Como vão vocês?

Como viram, hoje tivemos uma tirinha nova!
E nos comentários, o John me perguntou como eu faço para desenhar as tirinhas.
E ele deu a ideia de que seria um bom post.
Então, resolvi fazer um post sobre como eu faço as tirinhas.
Se eu fosse explicar no comentário, ia ficar muito grande.
Ah, que fanfarrão eu sou...
Vamos lá.

É claro que primeiro eu começo pensando na saga.
Eu faço as minhas tirinhas divididas em sagas. E eu penso como vai ser a saga. Penso no começo, no decorrer e no fim. É tipo uma ideia-esboço.

No começo, eu penso na primeira tirinha já quase completa.
Penso no ambiente que eles estarão, nas posições que eles estarão e coisas assim.


Aí eu faço um esboço com uma lapiseira .05 com a folha já decidida como serão os quadrinhos.

Aí eu vou adaptando.
Se ficar bom eu deixo, se não, eu apago e começo de novo.

E vou fazendo isso, até eu ficar satisfeito com o esboço que eu desenvolvi.
Logo depois que eu me resolvo com os esboços, eu faço o desenho propriamente dito.


Ainda nesse momento, eu posso acabar mudando alguma coisa aqui e ali. E também, já tenho em mente como será o cenário, mesmo eu desenhando ele por último.

Logo depois de acabar os desenhos, eu penso nos balões de fala.
Onde eles vão, o lugar que ocupam e coisas assim.
É uma fase bem rápida do desenho, não tenho muito o que falar.

Depois de acabar os desenhos e os balões de fala, chegou a hora de arte-finalizar.


Mas antes, eu apago um pouco as linhas fortes do desenho usando uma borracha limpa-tipos.

Apagando os traços mais fortes do desenho, fica mais fácil de arte-finalizar depois.



Agora sim, eu vou para a arte-final.

Para a arte-final, eu uso uma Stabilo Preta Point 88 0.4.
Contorno os desenhos e os quadrinhos com ela.

Para os pequenos detalhes em preto, como os olhos dos personagens e a tiara de Nat, eu uso a Stabilo mesmo.

Contorno todo o desenho, os quadrinhos e os balões de fala com a Stabilo.




Se eu tiver que cobrir alguma parte muito grande de preto, eu uso uma Pilot Preta comum.

Tenho um pouco de cuidado com a Pilot, porque a tinta dela parece que espalha na folha se você pressionar ela demais em um ponto.
Então, tenho que usar ela como um ninja.




Se eu acabar fazendo alguma coisa errado, alguma linha torta ou um rabisco no meio da folha, eu uso uma caneta corretiva para apagar o risco.

Depois eu escaneio a tirinha, ainda apago alguma coisa que pode estar errada com um programa de edição de imagens, tipo uma linha mal apagada que o escaner conseguiu pegar e coloco o endereço do blog nela.

É isso.
Parece um texto grande, mas ele é até pequeno e rápido. O que deixa ele grande são as imagens.
É isso, galera!
Esse é o meu processo de criação das tirinhas.
Espero que tanham achado legal.

Abraços!

Esse é o post número 400 do blog!
\o/
Hurray!

4 comentários:

jonatasbermudes disse...

\o/ Hurray! (Não sei o que isso significa ao certo... =P)

Legal! Ótimo post. Tirou as minhas dúvidas. Principalmente sobre o fundo preto dos seus desenhos. Também me perguntava "E se ele desenhar algo errado ou borrar o desenho?...", hehe...

Eu sempre só usei lápis 6B e 2B mesmo. Afinal, eu não "arte-finalizo" os meus desenhos... Apenas esboço e coloco uns detalhezinhos... ;P

Abraço. Até mais!

Unknown disse...

Heheh.

Comecei a arte-finalizar os meus desenhos por causa das tirinhas mesmo, John.

E também tenho que tomar cuidado com a minha caneta corretiva. Ela é meio doida...

Abraço.

rbmatos disse...

confesso que sou um analfabeto em desenho...faço tirinha na cara dura mesmo...

Unknown disse...

Hahaha!

Estão muito boas as tirinhas no Mediocridade, rbmatos.

Abraços.