Pesquisar este blog

sábado, setembro 12, 2009

Concentração (?)

Tem dias que parece que nada parece dar certo. Aquela coisa em que você está concentrado não dá nenhum resultado. Seja no trabalho, escola, na rua, etc. Não sei o porque de não dar certo. Talvez possa ser até algo pequeno, sem muita razão para ser  notado.
Por exemplo, eu agora. Queria fazer um post que não tem nada a ver com o assunto que estou tratando, mas por alguma razão que não sei qual, não to conseguindo colocar as idéias do assunto em ordem para que eu comece a escrever algo. Talvez a razão de eu não conseguir colocar as idéias em ordem agora sejam os meus esboços aqui do meu lado, ou o meu desenho interminado, ou a música que eu tô ouvindo ou até mesmo a vontade de se apegar somente ao assunto que eu queria. Existem muitas outras possibilidades, claro, mas não vou falar todas elas, senão o texto fica meio bagunçado, mais ainda do que está.

Mas voltando ao assunto, às vezes você não consegue se concentrar mesmo no que está fazendo, ou querendo fazer. Mas, quem sabe se não for uma coisa séria, como algo do trabalho, ou um trabalho importante para a escola, você consiga fazer alguma coisa até mais interessante do que você está se matando para se concentrar e fazer. Quem sabe esse post aqui, por exemplo, chegue a ficar interessante em algum ponto.
Você vai eliminando possíveis distrações até que você consiga enxergar onde é que você está sendo atrapalhado. Normalmente no trabalho são os telefones tocando. Isso é meio difícil de eliminar totalmente, principalmente pra mim que odeio telefones e seu toque e os ringtones de celulares. O meu tá sempre em modo silencioso. No trabalho pode ser também algum colega chato que fica te chamando para uma conversa supimpa, como esse post. Mas aí fica mais fácil, é só falar que a conversa é chata ou só ficar falando "ah-hã", "uhum", "sei..." e mais dessas palavrinhas que fazem você demonstrar o interesse pelo assunto.
Se a falta de concentração for na escola, provavelmente é por causa das conversas alheias. Parece que na escola ninguém sabe falar baixo. Nem para xingar os professores. Colega meu já se ferrou por causa de falar mal de professores em voz alta. Bom, voz alta para a sala toda, porque ele estava acreditando que estava falando baixo até demais. Se essa não for a razão da sua falta de concentração na escola, então a matéria dada é chata demais. Eu sempre odiei português e sempre ia médio nas minhas notas dessa matéria. Por outro lado, me dava bem em matemática, física e biologia, que eu sou fascinado.
Por fim, se a falta de concentração for na rua (o que se pode solicitar tanta concentração no meio da rua? Eu não sei...), talvez a razão seja dos carros, das pessoas falando, dos ciganos pedindo dinheiro, do cheiro do cigarro do cara que está andando na sua frente, das vitrines com algo interessante (Video games!), enfim, é bem mais fácil achar a razão da desconcentração na rua do que em qualquer outro lugar. Mas por outro lado, é díficil se pensar o que necessita de tanta concentração na rua, em que você está andando e prestando atenção, basicamente, no seu caminho. Ficar atento se não tem nenhuma pedra ou caco no caminho, um cocô de cachorro fresco para você pisar ou até um mendigo deitado na calçada.
Não sei de onde eu tirei tanta coisa pra falar. O post que ia fazer ia ser tão interessante e legal, e ainda ia ter um vídeo com uma música super bacana. Mas ao invés disso, fiz um post sem pé nem cabeça e que é enorme. Caramba, acho que vou desenhar...

Nenhum comentário: