Pesquisar este blog

quinta-feira, agosto 26, 2010

APRESENTANDO: MAX & NAT

Boa noite, frequentadores!

Como vocês sabem, a enquete em que eu perguntava à vocês se queriam ver tirinhas semanais no blog, deu resultado positivo.
Então, nesse post de agora, vou explicar para vocês como foi que eu criei as personagens de minha tirinha.

A Origem
Ideias de estórias


Um dia, quando fui deitar para dormir, eu comecei a pensar. Tinha acabado de ler um livro com tirinhas de "Calvin e Haroldo" e outro de "Hagar, o Horrível".
Consegui lembrar de várias tirinhas que gostei. E no meio dessas, eu comecei a pensar em algumas estórias que meio que misturasse os elementos vistos nas duas obras.


A crítica bem-humorada e, por vezes, fofinha de "Calvin e Haroldo" e as piadas com acontecimentos cotidianos de "Hagar, o Horrível".
Eu, deitado na cama e já com os olhos fechados, comecei a rir silenciosamente, enquanto novas estórias se passavam pela minha mente.

No começo, eu considerei fazer uma estória em que duas crianças se conhecem e se apaixonam, e no meio disso tudo as suas personalidades iam entrar em conflito e, por muitas vezes, eles não iam se entender.
Depois de um tempinho pensando nesse enredo, ainda na cama e com os olhos fechados, resolvi abandoná-lo por ser um tanto clichê.
Porém, ainda manti as duas personagens centrais sendo crianças.
Ainda continuei pensando em algumas estórias e resolvi colocar algumas no papel no outro dia.

PERSONAGENS

No outro dia, acordei e fui tentar fazer as tirinhas.
Porém, quando tentei começar, não consegui dar um rosto à nenhum personagem que estaria participando da ação.
Faltava algo que fosse, ao mesmo tempo, bonitinho de se olhar e que pudesse fazer algo inesperado.
Cogitei fazer animais, mas como sou péssimo para desenhar animais, abandonei a ideia rapidamente.
Continuando com a ideia principal, duas crianças sendo as personagens centrais, nenhum rosto me veio à mente.


Porém, logo me lembrei de que, alguns dias atrás, ainda inspirado por "Calvin e Haroldo" eu fiz vários cartoons em uma folha de sulfite.

Nessa folha tinha muitas coisas: rostos, tentativas de desenhos de animais, pessoas velhas e novas e personagens de Dragon Ball em estilo cartoon.
Pensei que esses cartoons poderiam me dar alguma luz para desenvolver a minha ideia.

Logo que comecei a olhar a folha, vi um rosto que era o que procurava!
Criança, aparentando uns oito anos no máximo e que tinha um rosto bonitinho.

Resolvi ficar com esse rosto mesmo. Ele me agradou, e era fácil de desenhar.
Devo dizer que você verá alguma semelhança com Calvin, já que fiz todos esses cartoons porque tinha acabado de ler algumas de suas tirinhas.

O rosto já estava escolhido.
Mas e o corpo dele?


Logo que me empenhei para pensar em algum estilo de corpo que ficasse bem com aquele rosto, comecei a lembrar do desenho "Doug".
Na animação, Doug é desenhado com camisa com mangas largas, shorts largos e a gola da camisa parece uma gominha, ou algo equivalente.

Quando acabei de desenhar o "estilo Doug de roupa" junto com o rosto que eu escolhi, eu gostei, e a partir dali resolvi fazer esse estilo padrão de desenhar as roupas de minhas personagens. É um jeito fácil de fazer e que me agradou.
A única coisa que achei que ficou estranha foram os pés.



Então, lá fui eu pensar em formas de fazer pés que combinasse com as roupas.
Eu pensei e pensei, rabisquei e rabisquei, mas nada de bom visualmente saía.
Mas logo me lembrei de um "estilo de pé" que pensei que ia combinar com o corpo e com as roupas.

Na "Turma da Mônica", o Cebolinha usa um sapato que combina muito com o estilo das roupas.
A meia é até desenhada no estilo gominha, assim como  a gola da camisa de Doug.

Depois de testar esse estilo, eu resolvi deixar ele assim, já que me agradou e que combinava com as roupas.
A única coisa que mudei nesse primeiro desenho, foi o sapato.
Ao invés de ser um sapato somente marrom, eu desenhei alguns detalhes nele e fiz a sola também.

Com esse trabalhinho que tive para desenvolver as roupas da personagem principal, eu resolvi manter esse estilo como o padrão para todos os outros que eu desenhasse nas tirinhas.

O que faltava era a outra personagem central da tirinha.

Precisava de uma garotinha que também aparentasse, no máximo, uns oito anos.
Devo confessar que ela foi até mais fácil de criar do que foi criar o garoto.

Para o rosto da minha garota, resolvi homenagear o estilo clássico de Gwen Stacy, o verdadeiro amor de Peter Parker. Ela teria uma franjinha e uma tiara (travessa, lacinho, seja lá o que você chame o que ela tem no cabelo).

Ainda pensando em Gwen, resolvi fazer alguns cílios nos olhos dela.
Assim, ela ia passar um ar de garotinha mesmo.
E também achei que ficou bom desse jeito.

O rosto estava pronto, e para o corpo eu já tinha algo em mente.





Me lembrei de um jogo que eu tinha em meu PSOne.










Em "Harvest Moon: Back To Nature", tem uma personagem que tem um visual meio moleca.

Ann usa um macacãozinho (ou jardineira) por cima de uma camisa amarela.

Como eu pensei em minha personagem sendo um tanto moleca também, achei que o visual ia cair como uma luva.

Fiz as modificações para que a roupa ficasse com o padrão que eu desenvolvi, e o resultado me agradou.





Com as duas personagens centrais desenvolvidas, e levando em conta que elas eram crianças, tinha chegado a hora de fazer os seus pais.

Nessa hora, já estava começando a pensar nas personalidades dos pais de cada um.

Para o pai do garoto, resolvi me espelhar no visual deste.
Cabelo um tanto desgrenhado, óculos, nariz grande e uma cara de pessoa atrapalhada.
A mãe dele seria algo quase oposto.
Mantendo o cabelo desgrenhado, eu fiz ela um tanto hippie.
Cabelo rosa, um pingente no pescoço, uma saia e tênis.
O rosto dela seria um tanto calmo, mas mesmo assim, um rosto que passasse firmeza.

Para o pai da garota, resolvi fazer um militar.
Um homem um tanto atlético, com uma cara de convencido, mas que ainda passasse uma serenidade, e cabelos não muito curtos.
A mãe dela teria um rosto calmo também. Diria que até um tanto bobinho.
Cabelo batendo nos ombros e franja, assim como a filha.
Aparentaria ser meio devagar para fazer as coisas.

Agora que vocês sabem como foi criar o visual de todas as personagens, padronizar algumas coisas e tentar fazer ligações visuais com os pais e as crianças, agora irei falar sobre a personalidade de cada um.

Perfil das Personagens


MAX - Max é um garoto de seis anos.
Ele é um tanto atrapalhado e impopular na escola. Talve porque os outros não o acham inteligente demais, ou corajoso demais, ou atlético demais.
Tem uma imaginação muito fértil, o que faz ele imaginar coisas que não fazem sentido.
Ele gosta de pensar alto, o que pode trazer algumas complicações para ele, dependendo de onde ele está.





NAT - Nat tem seis anos também.
É uma garota molecona. Gosta de sair e se aventurar por cantos nunca antes explorados, ao invés de ficar em casa brincando de bonecas.
Também é um tanto mandona e confiante. Talvez tenha aprendido isso com o pai militar, que também lhe ensinou a sempre dar o seu melhor para fazer o que quer que seja.
Seu humor é imprevisível.
Pode estar feliz e brincalhona agora e dentro de cinco minutos estar quieta e nervosa.
Isso pode deixar o seu relacionamento com Max um tanto complicado, pelo menos no começo.





Pai de Max - De bobo só tem a cara.
É advogado e só tem tempo para a família nos fins de tarde e nos fins de semana.
Nesse tempo, gosta de ficar junto da mulher e do filho, fazendo qualquer coisa.
Seja assistindo filmes ou olhando estrelas.
É quieto, não fala muito, mas quando fala é bom você ouvir o que ele diz.








Mãe de Max - Assim como seu marido, ela é um tanto quanto quieta.
Mas não se engane como visual. Ela gosta de aventuras.
Assim que Max nasceu, ela resolveu deixar o seu emprego para poder cria-lo e isso acabou afastando ela um pouco de suas amigas.
Sempre faz cardápios saudáveis e, por vezes, estranhos para Max, que tem que comer tudo para não ficar de castigo.
Talvez isso nos dê uma pista de seu antigo trabalho.






Pai de Nat - Ele é um militar que pediu transferência para uma cidade do interior, onde ele foi criado.
Leva o seu serviço à sério, o que, não necessariamente, faz dele uma pessoa chata.
É confiante e atlético.
Gosta de passar um tempo com a sua família, seja em acampamentos ou churrascos no quintal.








Mãe de Nat - Assim como a mãe de Max, largou o seu emprego para poder criar a filha ela mesma, mas ao contrário da outra, ainda mantém contato com suas amigasque, frequentemente, iam à sua casa para colocar o papo em dia. Depois da mudança de cidade, as visitas ficaram raras.
Não é muito fã de fazer as atividades cotidianas que precisam ser feitas, ela é um pouco devagar para isso. Mas quando o assunto é proteger a filha, ela está sempre pronta.



Como vocês perceberam, eu ainda não decidi qual nome colocar nos pais de Max e Nat. Talvez eu resolva isso... algum dia.
Agora, os nomes Max e Nat, me seguem faz um tempo já.
No ano passado, eu tive a ideia de fazer uma estória que contava o dia-a-dia de um casal, com a visão de cada um.
Quando fui nomear esses personagens desses textos, resolvi pensar em nomes curtos e fáceis de se lembrar.
Acabei decidindo pelos nomes Max e Nat.
Com as tirinhas, a mesma coisa me ocorreu. Dei preferência à nomes curtos e facéis de serem lembrados, então, logo esses dois nomes me vieram à cabeça

MAX & NAT


Útimas Considerações

Esse é o meu primeiro projeto envolvendo quadrinhos. As ideias vieram rápidas na minha mente, e logo resolvi coloca-las em prática. 
Então, é possível que alguns erros nos desenhos ou proporções diferentes (talvez) sejam notados nas primeiras tirinhas, mas espero logo me adaptar à esse jeito de desenhar e aprender cada vez mais.

É isso, galera.
Espero que você tenha chegado até essa parte do post sem ter pulado nenhum trecho.

As tirinhas começarão a ser postadas nesse dia primeiro (01/09), ou seja, numa quarta-feira.
Então, semanalmente, nas quartas-feiras, vocês verão as tirinhas serem postadas aqui no blog.

Espero vocês!
E se vocês gostarem, chamem algum amigo para ler elas também!

Bom final de semana para todos!
Volto segunda com um post normal e quarta-feira, a estréia de "MAX & NAT".

Abraços.
o/

5 comentários:

Denderotto disse...

Caramba!
Parece que essas tirinhas vão ser boas!!!

Unknown disse...

Espero mesmo que vocês gostem, Denderotto.

jonatasbermudes disse...

*-* Me pareceu inspirado. Até me deu vontade de continuar meus contos...

Gostei muito da Nat. ;D E não pulei nenhuma parte. Foi interessante ler o sobre o processo de criação, hehe.

Estamos ansiosos com a estréia!

Unknown disse...

Aeee!

Valeu, John!

Quarta-feira, dia 1° as tirinhas vão estreiar aqui.

Abraço.

Anônimo disse...

cara vc falou "estórias"