Pesquisar este blog

domingo, janeiro 18, 2009

Mudanças²

É...
Pessoas não mudam...
Porque se algum dia elas precisaram mudar, significa que elas não foram suficientes como elas são originalmente.
E se alguém não é original, ou não segue o jeito que ela mesma é, quer dizer que, se elas mudaram, mesmo que por uns cinco minutos, logo voltarão a ser de seu jeito original, porque se sentirão desconfortáveis, ameaçadas fora de seu lugar-comum.
E quando se sentem ameaçadas fora de seu lugar-comum, recuam.
Porque querem se sentir protegidas, querem se sentir certas, sempre donas da razão.
Ao menor sinal de ameaça, prestes a perder a liderança da situação, tentam mudar seu jeito, dando esperanças às pessoas ao seu redor. Mas sempre voltam a ser o que são originalmente.
Muitos manipuladores se dão bem com essa estratégia: fingem mudar por um certo tempo, mesmo dando claras pistas de que não mudaram totalmente, e conseguem manter a liderança da situação, e depois de um tempinho, voltam a colocar suas manguinhas de fora, provando, para todos verem claramente agora, que não mudaram nunca.
Por isso falo: se alguém diz que mudou, e você acredita nisso, é porque não olhou direito o que a pessoa faz quando você está de costas para ela.
No escondido, longe de você, ela mostra o seu lado original. E dentro de pouco tempo, ela não fará mais isso escondido de você.

Nenhum comentário: